• ESPECIAL A PRISIONEIRA DOURADA
    Descubra tudo o que você precisa saber sobre a série "A Prisioneira Dourada" aqui ♡
    Read more
  • CLUBE DO LIVRO
    Aqui você encontrará todos os encontros dos clubes de leitura dos quais participo ♡
    Leia Mais
  • COMPRE NA AMAZON
    Aqui você encontrará as melhores ofertas da Amazon e, ao mesmo tempo, ajudará a apoiar o blog ♡
    Clique Aqui
Lídia Maria
Mineira, mãe de pet e bibliotecária. Comecei o blog em 2017 com o objetivo de compartilhar relatos sobre minhas leituras, filmes, séries e experiências da vida.

Gosto de ler romance e fantasia, mas geralmente experimento de tudo um pouco para sair da zona de conforto. No tempo livre, faço bolos e adoro dormir. Seja bem-vindo(a) aos meus relatos! ❤
QUER SABER MAIS?
read more

TORTO ARADO - ITAMAR VIEIRA JUNIOR

Torto Arado
TORTO ARADO
AUTOR: ITAMAR VIEIRA JUNIOR
EDITORA: TODAVIA
ANO: 2019
PÁGINAS: 264 
COMPRE NA AMAZON

 

SINOPSE: Obra literária obrigatória para os vestibulares UEL 2025 e UFSC 2025. Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social. Vencedor do prêmio Leya 2018. Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

MINHA AVALIAÇÃO:

Obra vencedora de três prêmios: Oceanos, Jabuti e Leya, "Torto Arado" traz um enredo baseado na história dos negros, abordando vários aspectos como: as péssimas condições humanitárias, a falta de uma moradia decente, a falsa sensação de liberdade, vários tipos de violência, religião e a luta por uma vida digna e melhor para os negros. 

O romance histórico permeia a vida das irmãs Bibiana e Belonísia, que residem no sertão da Bahia em um vilarejo de descendentes de escravizados, em condições de extrema pobreza e subserviência. Inicialmente sofrem um acidente que mudará a vida de ambas. A narrativa acompanha o crescimento de ambas irmãs, e leitores, não é uma história leve. Bibiana encontra-se em um romance proibido e deseja lutar por uma vida melhor para sua família, por outro lado, temos Belonísia se sente excluída da vida da irmã que sempre dependeu para se comunicar, tendo que lidar com tudo sozinha. E é neste cenário que lemos acontecimentos que podem ativar vários gatilhos no leitor.     

É uma história de sobrevivência e resiliência. Através das experiências de Bibiana e Belonísia, o romance nos leva a refletir sobre o legado da escravidão e as injustiças que ainda persistem, além de nos conectar profundamente com a luta por uma sociedade mais justa e humana.

A narrativa do livro se divide entre o ponto de vista da  Bibiana e Belonísia, mas, chegou um momento da história que fiquei perdida sobre quem estava narrando, esse foi o único problema que tive com o livro. Não é um livro para se “devorar”, os capítulos são curtos, porém tem muitas descrições e por ser um livro com cenas pesadas recomendo uma leitura mais lenta para entender a cronologia dos fatos, pois, no final tudo irá fazer sentido, pode apostar. 

Quem ainda não leu Torto Arado? Pretende lê?