A Biblioteca da Meia Noite |
Ganhei esse livro da minha queridíssima amiga Glaucia que me acompanha desde 2017 seja no meu antigo canal do Youtube, Instagram ou nas leituras coletivas que realizamos juntas. Obrigada amiga!
Sinopse: Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido. Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem? Em A biblioteca da meia-noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.
Lançado em 2021, o livro A Biblioteca da Meia-Noite foi muito hypado entre os leitores. Só conheci o livro do autor Matt Haig em 2022 quando ganhei a obra no meu aniversário (falta menos de um mês, ariana brava) fiquei muito feliz e li imediatamente.
O livro é bem curtinho tem 308 páginas e seria uma leitura bem tranquila senão o contexto que leva nossa queria personagem principal para a Biblioteca da Meia-Noite.
Como descrito na sinopse Nora quer se matar, depois de tantos acontecimentos ruins em sua vida ela não quer mais viver e decide ceifar sua vida, até ela enxergar a Biblioteca da Meia-Noite e reencontrar a Bibliotecária que lhe ajudou na quando estava na escola.
Nora encontra uma Biblioteca repleta de livros, entretanto, o conteúdo do acervo é uma vida diferente que Nora poderia ter vivido, se Nora não gostar da experiência de uma livro que foi aberto, automaticamente ela é levada de volta a Biblioteca para ter novas experiências.
Até a metade da história eu fiquei vidrada nas vidas que a Nora experimentou, mas depois foi ficando muito repetitivo pra mim, mesmo ela vivendo em outro contexto. É uma particularidade minha. Nora é uma personagem que conseguimos visualizar de forma clara, pois, os erros que ela cometeu e comete durante suas viagens pelos livros, como leitora, dá para entender (as vezes) e sentimos todas as dores dela.
Quem nunca passou por uma depressão ou por qualquer situação que acontece na leitura, nunca irá entender o que se passa com na cabeça da pessoa. O mais bonito deste livro é a mensagem que ele quer passar ao leitor, adoro livro que passa um ensinamento no desfecho. Queria muito entender logo o que era, como funcionava a Biblioteca da Meia-Noite, a curiosidade me instigou a querer terminar o livro.
Não podemos simplesmente voltar no tempo ou escolher viver novas vidas para reparar nossos erros e atitudes, com ajuda é possível voltar o olhar para o futuro e ter uma nova oportunidade para vivê-lo da melhor forma possível. O desfecho do livro não foi TUDO que estava esperando, mas valeu a pena a leitura.
Recomendo lê-lo bem devagarzinho, ou até mesmo intercalando com outras leituras, porque você pode ter o mesmo sentimento que eu (lendo em círculos) e se cansar da leitura.
Esse foi o meu primeiro contato com um livro da editora Bertrand Brasil, a qualidade do livro é ótima e a capa deste livro brilha no escuro, acho a coisa mais linda na estante.
Sinceramente ao terminar eu fiquei pensando que as vezes não podemos ler um livro só porque foi muito comentado por outros leitores, é claro que tem um peso sim, porém, senti que (na minha opinião) não precisava de tanto alvoro assim, pra mim foi uma leitura ok.
É o que você acha sobre esse livro?
Oi
ResponderExcluiresse é um livro que tenho muita curiosidade de ler, que sempre leio comentários positivos, pena que para você algumas partes da leitura foi ficando repetitiva, pelo menos curtiu um pouco da leitura.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Deu pra curtir bastante 💜
ExcluirOi!
ResponderExcluirNão sabia a premissa dele a fundo, pois livros com muito alvoroço eu espero dar uma esfriada para ver se vale a pena ir atrás dele, achei a premissa dele interessante e parece que tem de tudo para ser bem repetitivo.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
as viagens que ela faz são em cenários diferentes e estilos diferentes, só que mesmo assim eu sabia que em algum momento ela ia voltar começar tudo de novo e isso me desanimou um pouco.
ExcluirAmei a resenha. Li esse livro esse ano e gostei muito. Acho que nos abre os olhos para tentarmos viver mais, afinal, essa é a nossa única vida e única chance de fazer o que queremos mesmo.
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Que bom que gostou Tay 💜
ExcluirUau, a premissa parece muito interessante. Imagine viver todas as histórias que você lê. Mas imagino essa parte que você sentiu também, da história ficar um pouco cansativa... mesmo assim, fiquei curiosa com esse livro.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Monique, na verdade não são histórias, são vidas que ela poderia ter vivido 👍
ExcluirEspero que goste do livro se for ler um dia 💜
Oi! Eu adorei a sua resenha! Vejo muitos comentários sobre esse livro e tenho vontade de ler! Gostei bastante da premissa dele!
ResponderExcluirEspero que leia em algum momento. É um livro que faz o leitor refletir várias questões.
Excluir💜
Parece ser um obra bastante interessante! Vou levar a sugestão!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
É interessante sim! 💜
ExcluirOi Lídia, a capa desse livro já chamou minha atenção várias vezes (ela brilha! rs), mas além disso tem biblioteca no título, isso me atrai bastante. Se não peguei pra ler ainda é por conta da trama de voltar no tempo e fazer outras escolhas, não me empolga muito principalmente depois de perceber que muitas das escolhas da vida são quase sempre são únicas opções, mas que a gente pode acabar arrastando uma culpa injusta achando que poderia ter escolhido diferente quando na realidade não podia. Enfim, talvez eu acabe lendo esse livro mesmo assim, mas não por enquanto.
ResponderExcluirTe espero nos meus blogs!
Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)
Super te entendo, acho que também não era o meu momento de ler ele. Mas a leitura foi boa.
Excluir