Lídia, mas você lem leu os outros livros de Outlander, como você sabe que esse é o melhor? Atualmente, em 2023, li o Outlander 6 e está na minha meta de leitura a leitura do livro Ecos do Futuro. Estou muito animada a lê-lo, por isso, até o momento digo que Outlander 3 foi o melhor porque já tenho uma bagagem de Jamie e Claire e sou amiga íntima da escrita da Dianinha.
O resgate no Mar é o livro mais emocionante da autora por várias razões, pelos seguintes motivos. Estava esperando ansiosamente pelo reencontro deles, depois na guerra de Culloden, eles foram obrigados a se separarem depois da grávidez arriscada da Claire e da situação que não estava nada favorável na Escócia.
Primeiramente, a expectativa para o reencontro deles no passado já deixa o leitor vidrado na leitura. Estava esperando justamente o que a autora entregou, um reencontro com muitas emoções e apaixonante. Porém, antes disso, no futuro, a vida de Claire não foi fácil. Desde sua volta ao futuro e o nascimento da Brianna, Claire passou por muitas coisas, além de viver longe do seu amor, teve que reaprender a lidar com algumas tecnologias da época. Franklin sabe que Brianna não é sua filha, mas a criou como se fosse. Depois de algum tempo Claire entra para a faculdade de medicina, ela é a única mulher na sala e adivinha o seu único amigo médico é negro, são as minorias se juntando por uma força maior. Após vinte anos sendo infeliz e perder mais uma pessoa em sua vida e Brianna estando com saúde e crescida, Claire toma a maior decisão da sua vida, irá novamente realizar a viagem pelas pedras e encontrará novamente Jamie Fraser.
Se você achou que a Claire sofreu muito em vinte anos, não queria te decepcionar, mas a vida de Jamie a partir da fuga de Claire da Escócia foi um inferno (na verdade ele nunca teve um dia de paz, né?). Jamie lutou bravamente pela sua vida para fugir, morou por volta de dez anos em uma caverna e sofreu bastante. Em Lallybroch, sua irmã Jenny e seu marido Ian fizeram de tudo por ele. Após algum tempo, depois de tudo, Jamie conseguiu se reerguer e abrir uma tipografia em Edimburgo. Porém, sabe-se que nada é fácil para esse casal maravilhoso.
Mais preparada do que sua última viagem, Claire está na Escócia juntamente com Brianna e Roger (filho do reverendo) para descobrir onde está seu marido, tremendo encontrar nas páginas amarelas um relato de morte. Um detalhe faz toda a diferença porque Claire reconheceu o pseudônimo de Jamie em um jornal publicado na época e agora, com provas vivas do paradeiro do seu marido, ela não titubeou e foi atrás do seu coração no passado.
Essa é a parte mais emocionante da história, meu coração quase saiu pela boca esperando esse reencontro e quando acontece achei tão perfeito, a série retrata isso de forma tão linda! A Claire estando mais madura agora e Jamie mais sábio ainda não tinha como não amar esse casal. Porém, nem tudo são flores, vamos à segunda etapa da história.
De volta em Lallybroch, Jamie e Claire acabam se deparando com situações que aconteceram durante os vinte anos que se passaram separados e isso quase causa a morte de Jamie (graças a habilidade médicas da Claire, mas ela não queria ajudar muito não kkk). Com esse problemas, Jamie descobre que tem uma dívida imensa com Laoghaire e não tem dinheiro para pagá-la. Foi aí que Jamie planejou roubar um ouro intocado do rei em uma ilha na Escócia para pagar a sua dívida, alguns achavam que era um bota a história o ouro, mas Jamie sabia que era verdade. E assim, partiu Jamie, o pequeno Ian e Claire para a ilha, entretanto, deu tudo errado. Quando o Ian tentou pegar o ouro ele foi capturado por piratas rapidamente pelas águas da Escócia. E aí Começa o Resgate no Mar, Jamie não pode voltar para casa sem o sobrinho e o ouro, dessa forma, os dois correm contra o tempo para recuperá-lo com vida enquanto, várias coisas acontecem nesse percurso.
No final disso tudo, encontramos novamente com Geillis Duncan, o futuro e o passado de Claire se misturam de uma forma impressionante. Aqui já estamos do outro lado do continente onde a escrvidão está reinando, os costumes diferentes da escócia e muitas coisas acontecem novamente. No final dessa história maravilhosa estamos nós, o leitor, a Claire, o Jaime e o Ian em um novo continente, novos costumes vivendo uma vida nova…
Olha o tamanho dessa resenha. Amei, né? Depois da merdas que a Claire fez nos dois último livros, aqui ela está mais madura e não faz tanta merd* assim, algumas ela faz, mas não causa tanto impacto. Jamie é sempre perfeito e aproveitem esse é o livro que mais fala sobre a viagem no tempo, assunto esse que a Diana não desenvolve muito em nenhum outro livro (até o sexto que li esse ano, 2023).
É isso gente, escrevi a resenha finalmente.
Agora quero saber de você já leu, ou quer ler Outlander? 💜