Um crime foi cometido, um homem negro declarado culpado, por estar no lugar errado, na hora errada. Conheça o livro “Um casamento Americano” da autora Tayari Jones. 💒✨
⠀⠀⠀O livro publicado pela editora @arqueiro no ano de 2019 discorre em 288 páginas, com um enredo que promete retratar uma realidade triste que, ainda hoje, é um grande desafio para nós negras e negros da sociedade. Tomando como base um acontecimento recente no reality show Big Brother Brasil, somos julgados e reprimidos a nada em pleno século XXI. Roy é um homem negro, bem sucedido e encontra-se casado com Celestial, a mulher da sua vida. Celestial é uma mulher negra, e devido a fortuna da família, ela é bem sucedida. Ela possui seu próprio negócio e está no auge da sua carreira.
⠀
⠀⠀⠀Tudo acontece quando Roy resolve apresentar sua mulher para seus pais. Mesmo sendo casados a algum tempo, sua mulher nunca conheceu sua família. Em um Hotel, Roy tenta convencer sua esposa a ter um filho seu, e após uma briga ele sai do quarto, pega gelo, ajuda uma mulher e volta para o quarto novamente. Após alguns segundos, Roy e Celestial são surpreendidos por policiais, humilhado e sem direito de se expressar Roy é preso, simplesmente por sem negro.
⠀
⠀⠀⠀A temática do livro é sobre até quando o casamento vai durar? A pena do Roy é extensa. Outra questão é que, Roy foi preso na cidade em que nasceu e a vida de Celestial está em outra cidade e a vigem é longa até a prisão. Por algum tempo várias cartas são trocas entre eles, até que pôr fim a última carta é recebida por Roy. Cinco anos depois, finalmente, Roy é liberado e está pronto para viver sua vida conjugal novamente, mas será que tudo vai estar do jeito que ele deixou?
⠀
A leitura do livro não foi densa, pelo contrário, a autora focou mais na questão do casamento e como a Celestial e Roy se sentiram durante todos os anos separados.
⠀
A questão do racismo não é aprofundada. Senti falta de muitas coisas na leitura, queria mais explicações sobre como o ato feito no hotel, porque ele foi o principal suspeito e porquê de repente ele foi solto depois de tantos anos de luta na justiça, teve uma explicação muito vaga.
A escrita da autora é boa, porém, em alguns momentos a leitura foi arrastada. A história não envolve muitos personagens e os capítulos são divididos entre a narrativa da Celestial e do Roy, dessa forma, entendemos os dois lados.
O desfecho do livro foi o que imaginava, não teve nenhuma surpresa. A leitura fala sobre amor, superação, separação, sentimentos humanos e injustiça. Dei ⭐⭐⭐ para o livro e recomendo pra quem gosta de ler sobre o tema citados acima.
Você já leu, ou quer ler esse livro?