❝A possibilidade de encontrar um adulto branco me assustava mais do que a possibilidade de enfrenta violência urbana da minha época❞ (OCTAVIA, 10%)
✊🏽A autora #octaviaebutler escreveu o livro Kindred: Lanços de Sangue, publicado pela editora @editoramorrobranco aqui no Brasil.
Kindred é uma leitura impactante, pois aborda os temas: escravidão; a estruturação do racismo; a violência; o amor e a desumanização. Nossa protagonista é a Dana, uma jovem negra que está começando uma nova vida com seu marido branco, Kevin. Derrepente Dana começou a sentir coisas estranhas e do nada ela viajou no tempo, rumo ao ano de 1976 e se deparou com uma cena horrorizante de uma criança branca, que se chama Rufus, se afogando e assustado. Dana quase foi morta pelo pai da criança que ameaçou ela pela quase morte do filho, nesse momento, do nada ela volta pra sua época com medo e sem respostas para o que aconteceu. O problema é que o fato volta a ocorrer sem aviso. Dani e Kevin tem que enfretar várias situações em uma sociedade escravocrata e violenta.
❝Não sabia que as pessoas podiam ser condicionadas com tanta facilidade a aceitarem a escravidão❞ (OCTAVIA, 37%)
✨No século XIX, inicialmente Dana é vista como uma escrava liberta, mas as coisas não são fáceis pra ela. Ao longo da história conhecemos mais sobre Rufus e porque Dana volta no tempo em determinados períodos, dessa forma, a autora apresenta diversos cenários e temáticas impactantes, trazendo vários questionamentos para a nossa contemporaneidade.
✊🏽Foi uma leitura muito relevante pra mim. A escrita da autora é muito boa e o enredo e impecável. Porém, senti falta de alguns informações que não foram explicadas e o final foi previsível, mas isso não tira o brilho da história. Fiquei com muita pena do Kevin e por tudo que passou, mas o sofrimento da Dana e dos escravos que ela conheceu partiu meu coração. O romace desse livro dói, pois a questão é: quanto sofrimento você aguentaria por amor?
É isso gente!
Você conhece esse livro? Conte-me nos comentários ✨